Aprofundar o auto-conhecimento é essencial para conquistar o que você tanto quer

Por: Paulo Junior

4 meses atrás


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
| Tribuna de Petrópolis

Aprofundar o auto-conhecimento é essencial para conquistar o que você tanto quer.

Hoje queria guiar você numa técnica excepcional para mapeamento de forças e oportunidades, chamada Matriz SWOT. Talvez você já conheça este modelo através do mundo corporativo, mas a ideia é que façamos uma análise pessoal, ou seja, uma SWOT pessoal.

Esta ferramenta proporciona, através de uma profunda reflexão, uma perspectiva ampliada de 4 fatores críticos para um bom planejamento do SEU OBJETIVO:

* Streghts (Forças) – Identifique em você os seus pontos fortes, suas principais forças, qualidades, virtudes ou talentos. Quais são as suas características que o tornam único e que te aproximam do seu objetivo?

* Weaknesses (Fraquezas) – Identifique em você os seus pontos a serem melhorados, principais fraquezas, defeitos ou dificuldades? Quais são os pontos que você precisa desenvolver e/ou precisa de apoio para alcançar seu objetivo?

*Opportunities (Oportunidades) – Identifique no ambiente a sua volta as oportunidades existentes e que potencializam suas forças para alcançar seus objetivos?

*Threats (Ameaças) – Identifique no ambiente a sua volta os tipos de ameaças existentes pelas suas fraquezas que podem impedir você de atingir seus objetivos?

Dedique-se de 40 a 60 minutos a esta reflexão e, MUITO IMPORTANTE, faça anotações em seu diário de todos os pontos levantados para cada tópico da matriz SWOT. Entenda que quanto mais honesto for com você mesmo(a) e quanto mais profundo(a) for nesta análise, melhor será sua capacidade de planejamento para conquista do seu objetivo.

Ao final do exercício, dê uma boa olhada para o seu mapa e responda as seguintes perguntas:

Qual a conclusão que tiro deste mapeamento?

Que estratégias posso adotar na minha vida para melhorar, desenvolver e aproveitar as oportunidades e diminuir as possíveis ameaças?

Que ação ou ações posso fazer a partir de hoje em direção ao meu objetivo, dado que ampliei o nível de autoconhecimento.

Antes de concluir este post gostaria de fazer uma observação importante: é muito importante que estes exercícios sejam realizados com o suporte de um Coach profissional. Nós temos a tendência da autossabotagem, pois na maior parte das vezes não temos a coragem necessária para fazer as perguntas difíceis que mudam nossa forma de pensar e transformam nossas vidas. Nossa tendência natural é a criação de desculpas que nos satisfazem momentaneamente, porém não nos realizam de verdade.

E aí? Gostou? Espero que tenha curtido o post e que de alguma forma possa agregar a sua vida.

Ah, não deixe de seguir o Insight Generation no seu Instagram (@insightgeneration) e no seu Facebook (insightgeneration).

Forte abraço e até a próxima!

Veja mais no blog Coaching Experience

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Jornal Tribuna de Petrópolis.

O que você acha da eleição de Bernardo?

Esta foi a pergunta feita a mim ontem (30/10) e hoje (31/10) pela manhã e a minha resposta, inicialmente é que o resultado já era...

A mulher na resolução de conflitos e construção da...

Venho vos apresentar a Elise Boulding, uma das responsáveis por inserir a mulher na área de construção da paz. Uma feminis...

Grande Experiência

Certa vez, no estacionamento de um hortifrúti, tive a honra de conhecer um jovem senhor a bordo de sua motocicleta. Com quase 75 anos de vida e...

Papo de pescador

Bom dia à turma da pesca e leitores da nossa Tribuna de Petrópolis. Como foi a semana? Espero que tenham passado bem.Tenho tido um retor...

Sinos, cólera e a vida que se alimenta da vida

O templo budista de Wat Saket fica no topo de uma montanha. Lá de baixo é possível ouvir seus milhares de sinos ressoando ao vent...

Polêmica da iluminação de Natal

Enquanto o Brasil discute o aumento da violência na maioria dos estados, sendo o Rio de Janeiro a unidade da federal onde morrem mais policiais,...