18ª Bienal do Rio terá 16 lançamentos com a Turma da Mônica

Segunda Feira, 21 de Agosto de 2017


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto divulgação

Na Bienal do Livro de 2017, que acontecerá de 31 de agosto a 10 de setembro, no Riocentro – RJ, a divisão editorial da Mauricio de Sousa Produções, considerada a maior produtora de conteúdo infantil do Brasil, apresentará 16 lançamentos com os personagens do criador da Turma da Mônica, por oito editoras.

O desenhista Mauricio de Sousa participará de três palestras dentro da programação oficial da Bienal, para conversar sobre os lançamentos, além de realizar sessões de autógrafos nas editoras licenciadas. A relação completa de dias e horários estará disponível, em breve, no site da Turma da Mônica.

No sábado, dia 2 de setembro, às 17h30, o autor participará, ao lado de Mario Sergio Cortella, de um bate-papo sobre o livro Vamos Pensar um Pouco? Lições Ilustradas com a Turma da Mônica, da Editora Cortez. No dia 3 de setembro, às 17h, Mauricio conversará sobre sua biografia, A História que Não está no Gibi, da Editora Sextante.

Ele também participará do lançamento do livro Uma Viagem Inesperada, da Editora Nemo, no dia 10 de setembro, às 18h. O desenhista estará acompanhado por Marina Sousa, sua filha e inspiradora da personagem Marina, e pelas quatro autoras – Babi Dewet, Melina Souza, Carol Christo e Pam Gonçalves.

Mauricio de Sousa e o mercado editorial

Mauricio de Sousa é um dos autores com mais obras vendidas no Brasil, principalmente no segmento infantojuvenil. Além do seu sucesso no mercado de quadrinhos, ele também conquistou a liderança na categoria de livros ilustrados.

Em 57 anos de carreira, Mauricio criou cerca de 400 personagens, sendo 70 fixos.  A Turma da Mônica tem mais de um bilhão de revistas vendidas no mundo, desde o primeiro exemplar publicado em 1970. E mais de 60 países já publicaram suas histórias. São cerca de 10 milhões de leitores/mês só para a sua área de impressos. Mauricio é o primeiro autor de quadrinhos no mundo que entrou para uma Academia de Letras – a Academia Paulista de Letras.

A Mauricio de Sousa Produções sempre procura parcerias e lançamentos de publicações para ajudar no desenvolvimento de crianças e adolescentes. De acordo com uma pesquisa da Datafolha, realizada em 2017, 80% dos brasileiros consideram que as revistas da Turma da Mônica em quadrinhos têm um papel importante na alfabetização das crianças no Brasil e 85% concordam que os gibis da Turma da Mônica incentivam a leitura de livros de modo geral. Além disso, 64% concordam que os gibis da Turma da Mônica ajudaram seus filhos a aprender a ler. [Fonte: Pesquisa Datafolha realizada de 7 a 9 de março de 2017, com 2.100 entrevistas, distribuídas em 130 municípios brasileiros, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95]

Programação

Mauricio de Sousa terá três participações na agenda oficial da Bienal:

 Dia 02/09 - Sábado - 17h30:

Editora Cortez - Bate-papo com Mauricio de Sousa e Mario Sergio Cortella sobre o livro Vamos Pensar um Pouco? Lições Ilustradas com a Turma da Mônica. Autógrafos para 50 senhas

 Dia 03/09 - Domingo - 17h

Editora Sextante - Bate-papo sobre a Biografia. Autógrafos para 50 senhas

Dia 10/09 - Domingo - 18h

Editora Nemo - Bate-papo sobre o livro Uma Viagem Inesperada entre Mauricio de Sousa, Marina Sousa e as quatro autoras (Babi Dewet, Melina Souza, Carol Christo e Pam Gonçalves). Autógrafos para 50 senhas de Mauricio e Marina

A relação completa de dias e horários das sessões de autógrafos do desenhista Mauricio de Sousa nas editoras licenciadas estará disponível, em breve, no site da Turma da Mônica.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de produção de histórias em quadrinhos do Brasil com mais de 50 anos de história e responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Tuma da Mônica. Na área editorial, a empresa possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e alcançou o número de 350 títulos de livros até hoje, além de contar com mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais 1 bilhão e 200 milhões de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. A MSP investe em tradição com inovação e produz hoje conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil itens.

Na área digital, possui dezenas de games e aplicativos com mais de 10 milhões de downloads, uma média de 440 milhões de visualizações por mês no YouTube.

Leia também Aulas gratuitas de judô para alunos da rede municipal seguem com vagas abertas

As aulas gratuitas de judô para alunos matriculados em escolas da rede municipal de Educação seguem com vagas abertas. As aulas ac...

Leia também ProUni: selecionados em primeira chamada têm até sexta para comprovar dados

Termina nesta sexta-feira (23) o prazo para comprovação dos dados dos candidatos pré-aprovados na primeira chamada do Programa Un...

Leia também Curso gratuito de música para alunos da rede pública inicia processo seletivo

A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT abriu as inscrições para o processo seletivo 2018, que segue...

Leia também Universidade promove vestibular neste sábado; descontos chegam a 70%

A Universidade Estácio de Sá campus Petrópolis promove neste sábado (24) um mega vestibular com descontos de até 70...

Leia também Inscrições para o financiamento estudantil em universidades pagas começam nesta segunda

Começam nesta segunda-feira (19) as inscrições para o financiamento estudantil do governo federal. A iniciativa usa recursos do F...