Brasileiros se unem para cobrar agilidade na liberação de remédio para tratar a AME

Por: Thaciana Ferrante

2 meses atrás


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Reprodução Internet | Tribuna de Petrópolis

Brasileiros estão se unindo para cobrar do governo mais agilidade na liberação de medicamentos que podem frear a evolução de doenças fatais como a Atrofia Muscular Espinhal (AME). Na Change. org, uma plataforma mundial de petições online que vem ajudando milhares de pessoas a mudar a realidade em sua comunidade, sua cidade, seu estado, ou seu país , pelo menos duas petições cobram dos órgãos responsáveis rapidez nos processos burocráticos para liberação do medicamento para tratar a AME. Uma delas já tem mais de 167 mil assinaturas. A meta é chegar a 200 mil. 

Uma família da cidade é uma das que estão na luta por mais celeridade: Francisco Martins Campeão Garrido tem apenas um ano e meio e luta bravamente pela vida. Portador de AME, ele precisa do remédio Spinraza, que é produzido no exterior e ainda não foi liberado pela Anvisa. A liberação é o primeiro passo para que seja possível incluir o medicamento na lista dos remédios fornecidos pelo SUS.

Sem essa garantia, a família da criança corre contra o tempo para conseguir os R$ 3 milhões necessários para a compra do medicamento e o tratamento do menino. O problema é que a cada dia o organismo de Francisco está mais comprometido e, até agora, os pais conseguiram apenas menos da metade dos recursos necessários. Eles continuam em campanha para arrecadar o montante necessário. Se conseguirem R$ 2 milhões, poderão ao menos iniciar o tratamento, mantendo o menino vivo e garantindo mais qualidade de vida à criança.

A Change.org já contabilizou mais de 22 mil petições cadastradas na plataforma. São pessoas de diferentes lugares do mundo, que querem fazer a diferença e mudar algo para melhor. Quem é cadastrado pode lançar uma petição, endereçada ao responsável pela melhoria desejada (seja governo ou empresa) e, se alcançar a meta do número de apoiadores, o pedido é levado a quem tem o poder de executar a ação. No Brasil, mais de 8 milhões de pessoas já conseguiram quase 350 vitórias.

Se você quer ajudar, use os QRs Codes acima para acessar as petições na Change.org e declare seu apoio. Você também pode fazer a diferença! Para saber mais sobre a plataforma, conhecer outras petições e fazer, você mesmo, o seu abaixo-assinado, basta acessar o site www. change.org.