Campanha de vacinação antirrábica acontece sábado; confira os postos

2 meses atrás


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto: Reprodução Internet | Tribuna de Petrópolis

Cães e gatos de Corrêas, Bonfim, Bela Vista, Floresta e adjacências deverão ser vacinados neste sábado (30.09), na 5ª fase da campanha de vacinação antirrábica. A imunização ocorrerá em horários alternados, entre 9 e 17h, em dois postos - PSF Águas Lindas e PSF do Itamarati e em mais nove ações volantes pela região. A expectativa da Secretaria de Saúde é que 6.630 animais domésticos destes locais estejam protegidos contra a doença por um ano.

A campanha de vacinação foi dividida seguindo o mesmo cronograma no ano passado para que os animais fossem imunizados na mesma época.  A meta da campanha é imunizar 29.802 cães e 5.960 gatos em todo município ao longo deste ano. Para isso, a equipe da Coordenação de Vigilância Ambiental foi orientada sobre os procedimentos que devem ser adotados durante a campanha, como por exemplo, não vacinar animais doentes ou debilitados.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes explica que a  raiva é uma doença grave de origem viral transmitida, em geral, por mordidas de animais infectados, arranhões ou mesmo lambidas. Em Petrópolis não há casos registrados de raiva em animais domésticos há mais de 30 anos.  

“Estamos cumprindo todo o cronograma e até o momento temos em torno de 13 mil animais vacinados. O período de vacinação vai até novembro então, se a pessoa não conseguiu levar o seu animal de estimação nos bairros em que já vacinamos, ela pode procurar esses postos para que eles recebam as doses. O importante é que todos os cães e gatos sejam vacinados contra raiva que é uma doença que pode ser transmitida para pessoas e levar a morte”, alerta o Secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Todos os animais que estejam em plena condição de saúde serão imunizados. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini, explica que a vacina não apresenta contraindicação.

“Nós só não iremos fazer a imunização caso eles estejam debilitados ou doentes como, por exemplo, com diarreia ou vômitos. Para a vacina do animal não é preciso levar o comprovante anterior, basta apresentar um documento de identidade do dono do animal”, explica Maria Beatriz Fagundes Pellegrini, coordenadora da Vigilância Ambiental.

 Os animais que forem levados para a vacinação precisam estar com coleiras ou caixas de transportes. Os que tiverem histórico de agressividade precisam estar utilizando uma focinheira. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini, ressaltou que a vacina é administrada a partir dos três meses.

“Os proprietários de cães e gatos devem respeitar algumas normas para poderem vacinar os bichinhos em segurança. O animal deve ter, no mínimo, mais de três meses de vida e estar em perfeitas condições de saúde. Nós só não iremos realizar a imunização em animais que estejam debilitados ou doentes como, por exemplo, com diarreia ou vômitos”, explica Maria Beatriz Fagundes Pellegrine que sinalizou a importância de adultos serem os responsáveis pela contenção do animal para avacinação: “Crianças não devem conduzir o animal para vacinação, pois pode ocorrer um acidente. Os animais que estiverem amamentando ou grávidas podem ser vacinadas, no entanto elas precisam ser conduzidas para vacinação com conforto e tranquilidade”, ressaltou.


União de forças para garantir abrigo aos animais d...

Quem passa pelo centro da cidade sem dúvida já notou a grande quantidade de cães que vive na rua. São animais que foram abandonados e ficam à  procura de abrigo...

Veja o Cantinho das adoções desta semana

Se você vai viajar com seu bichinho, fique atento...

Muita gente gosta de aproveitar os feriados para tirar uma folga e viajar. E por que não fazer esses programas com o pet? Antes de colocar o pé na estrada, o cuidador deve ficar atento a...

Feira dos protetores de animais começa hoje em Pe...

Começa neste final de semana a feira organizada pelas ONGs protetoras de animais, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico através da Coordenadoria do Bem-estar An...

Prefeitura organiza feira de adoção de animais na...

A coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), em parceria com a clínica veterinária Amigo Bicho, organiza no sábado (14.10), entre 10h e 17h, a feira “Criança Amigo do...

Campanha arrecada mais de 60 quilos de ração para...

A Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) arrecadou em um mês mais de 60 quilos de ração para cães e gatos, dentro da campanha, que vem sendo realizada com o apoio do com&...