Crivella e Freixo vão para o segundo turno no Rio de Janeiro

Por: Agência Brasil

1 ano atrás


Texto: A - A A +
Compartilhar:

O candidato Marcelo Crivella (PRB) vai disputar o segundo turno das eleições no Rio de Janeiro contra o candidato Marcelo Freixo (PSOL).

Com 99,13% das urnas apuradas, Crivella teve 27,76% dos votos válidos, enquanto Freixo teve 18,31% dos votos.

Bispo da Igreja Universal, o senador Marcelo Crivella concorre pela terceira vez à prefeitura carioca. Engenheiro civil, com pós-graduação na Universidade de Pretoria, em Johannesburgo, África do Sul, também concorreu ao governo estadual em 2006 e 2014. Começou a trabalhar aos 14 anos como auxiliar de escritório e foi taxista. Ficou oito anos no Exército, foi professor universitário e servidor público.

Com 59 anos, Crivella nasceu na capital fluminense e é filho único de pais católicos. Em 2002, foi eleito para o Senado com mais de 3 milhões de votos. Foi reeleito para o período 2011 a 2019. Foi ministro da Pesca e Aquicultura no governo de Dilma Rousseff. O político publicou contos de cunho religioso e um livro sobre projeto que torna produtivas terras abandonadas pelo governo federal, na cidade de Irecê (BA).

Casado com Sylvia Jane há 36 anos é pai de três filhos e tem dois netos. Crivella chegou a ser considerado um dos principais intérpretes do gênero gospel no Brasil, com cerca de 16 álbuns musicais gravados.

Já o deputado estadual Marcelo Freixo, concorre pela segunda vez à prefeitura do Rio de Janeiro, dessa vez pela coligação "Mudar é Possível" (PSOL-PCB). Com 49 anos, Freixo nasceu em Niterói, foi professor de história e atuou durante duas décadas como ativista de direitos humanos. Foi voluntário no projeto de prevenção de HIV e aids nas prisões do estado em 1995 e 1996, coordenou projetos educativos no sistema penitenciário e fiscalizou presídios para garantir direitos dos presos até 2004. Foi filiado ao PT de 1986 a 2005, quando filiou-se ao então recém-criado PSOL, onde elegeu-se deputado estadual, em 2006.

Freixo ganhou visibilidade na imprensa quando presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito das Milícias, em 2007, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que investigou a ligação de parlamentares com grupos paramilitares e indiciou 225 pessoas. Sua atuação lhe rendeu inúmeras ameaças de morte e uma referência no filme Tropa de Elite 2, com o personagem Diogo Fraga, deputado que combatia milicianos. Em 2010, Freixo se reelegeu como segundo deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro e, novamente, em 2014, tendo sido o mais votado do país. É o atual presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj.


Demais candidatos

Pedro Paulo (PMDB), que concorria como candidato a sucessor de Eduardo Paes, ficou em terceiro lugar, com 16,12%. Flávio Bolsonaro (PSC) teve 14% e  ficou com a quarta colocação.

Índio da Costa (PSD) teve 8,99%; Osorio (PSDB), 8,62%; Jandira Feghali (PCdoB), 3,34%; Alessandro Molon (Rede), 1,43%; e Carmen Migueles (Novo), 1,27%; e Cyro Garcia (PSTU), 0,19%.

Thelma Bastos (PCO) teve 519 votos registrados, mas eles ainda precisam ser confirmados porque a candidata teve a candidatura indeferida e recorreu à justiça.

A abstenção no município do Rio de Janeiro chegou a 24,28%. Entre os votos registrados em urna 5,50% foram brancos e 12,76% foram nulos.

Veja a lista dos vereadores eleitos no Rio de Janeiro. 


TÓPICOS:

Saiba o que pode e o que não pode neste segundo tu...

A cabine de votação, conforme descrição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é um local reservado da seção eleitoral onde o eleitor pode expressar, co...

Confira os primeiros números da apuração para vere...

Confira os primeiros números da apuração para vereadores.

Eleitores devem ficar atentos ao término da votaçã...

Os eleitores que vão votar no segundo turno das eleições municipais devem estar atentos ao horário de votação neste domingo (30). Eles devem comparecer &agrav...

Para Bernardo Rossi, votos representam uma oportun...

Os candidatos a prefeito e a vice pelo PMDB, Bernardo Rossi e Albano Filho, durante visita à redação da Tribuna, agradeceu os 68.420 votos que teve no primeiro turno. Para os dois...

TSE registra prisões de 21 candidatos e de 142 ele...

O número de candidatos que cometeram alguma irregularidade nas eleições e foram presos no país subiu para 21. De acordo com o segundo boletim divulgado pelo Tribunal Superi...

Conheça o perfil dos candidatos a prefeito de Petr...

Bernardo RossiAos 36 anos, o candidato do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Bernardo Rossi, é formado em Direito e está há mais de uma década na po...