Dia D da Campanha de Multivacinação acontece hoje em Petrópolis

2 meses atrás


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto: Divulgação | Tribuna de Petrópolis

Prevenir o surgimento de doenças evitáveis na fase adulta motivou muitos pais a levarem os filhos para participarem da Campanha de Multivacinação neste sábado (16). O ‘Dia D’ acontece em 15 unidades de Saúde e na Fiocruz de 8h30 às 17h. A prioridade do município é de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até o dia 22, data que marca o fim da mobilização nacional.

A campanha de atualização da caderneta foi motivada pelo Ministério da Saúde a fim de aumentar o número de imunizados que em todo o País está abaixo do esperado. A Secretaria de Saúde reitera que todas as vacinas estão disponíveis diariamente em todas as unidades de saúde com rotina de vacinação de 9 às 16h com o intervalo de 1h de almoço.

Fazem parte do calendário de vacinação 12 tipos de vacinas para as crianças de 0 a 9 anos, entre elas - BCG, meningocócica, pneumocócica e Hepatite B e 7 vacinas para os adolescentes de 10 a 14 anos que poderão ser imunizados contra o HPV, dupla adulto, meningocócica, entre outras.

O prefeito, Bernardo Rossi, acompanhando do vice-prefeito Albano Filho (Baninho) e do secretário de Saúde, Silmar Fortes, reforça aos pais a importância da busca pelas unidades de saúde, com rotina de vacinação, para que as crianças e adolescentes possam receber o reforço das doses já aplicadas.

“As crianças e adolescentes vacinados hoje terão que retornar as unidades para receber o reforço de algumas doses, por isso é importante que os pais estejam atentos à caderneta de vacinação para que saibam o período correto de reforço das doses. A criança ou o adolescente só estarão protegidos quando completarem o esquema vacinal”, explica Bernardo Rossi.

Aderindo pela primeira vez à campanha de Multivacinação, a Fiocruz promoveu um dia de atividades recreativas, oficina de saúde bucal e de “Vida aromática - culinária e saúde”; teatro de fantoches entre outras atividades no Palácio Itaboraí. O Diretor da unidade, Felix Rosenberg explica que ações semelhantes já ocorreram em outras unidades da instituição.