Eleitor que não justificou ausência tem até dezembro para regularizar situação

Por: Agência Brasil

Segunda Feira, 10 de Outubro de 2016


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Reprodução internet

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições e também não justificaram a ausência no prório domingo (2), podem justificar o voto até o dia 1º de dezembro em um formulário de justificativa pós-eleição. O primeiro turno das eleições municipais aconteceu no último dia 2 de setembro e o segundo será realizado no dia 30 deste mês em 55 cidades.

O formulário está na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e depois de preenchido deve ser entregue em um cartório da zona eleitoral onde o eleitor está inscrito. Para saber onde encontrar um cartório basta acessar a página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. Para quem mora no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Ceará, Rondônia e Rio Grande do Norte é possível acessar a página do TRE e usar o Sistema Justifica seguindo as orientações do site.

Outro ponto que o eleitor deve estar atento é a documentação que precisa ser entregue para comprovar que estava impossibilitado de votar no dia do primeiro turno. Também precisam justificar o voto os brasileiros que estavam fora do país durante o primeiro turno das eleições.

O eleitor que não fizer a justificativa não poderá obter alguns documentos como passaporte e carteira de identidade, por exemplo. A pessoa não poderá também se inscrever em concurso público entre outras penalidades.

TÓPICOS:

Confira o resultado de algumas cidades da Região S...

Confira o resultado das urnas das principais cidades da Região Sudeste:TERESÓPOLISConfira a lista da apuração para vereado...

Veja a lista dos vereadores eleitos em Petrópolis

Gilda Beatriz    5.613 votosPMDB             válidos 3,51%Silmar Fortes     2.891 votosPMDB &...

Eleições: 144 milhões de brasileiros vão às urnas...

As seções eleitorais da maioria dos municípios brasileiros foram abertas às 8h para que 144 milhões de eleitores po...

Crivella e Freixo vão para o segundo turno no Rio...

O candidato Marcelo Crivella (PRB) vai disputar o segundo turno das eleições no Rio de Janeiro contra o candidato Marcelo Freixo (PSOL)....

Domingo das eleições terá policiamento reforçado

As eleições acontecem neste domingo, e para dar suporte a população todo o efetivo do 26° Batalhão de Pol&iacut...

Eleito confirma as promessas de mudança

“As urnas confirmaram ontem o anseio da população por mudança, por uma administração mais humana, que olhe ma...