Exposição Estadual do Rio de Janeiro de Mangalarga Machador no Parque Municipal

Quinta Feira, 01 de Junho de 2017


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto divulgação

Entre os dias 14 e 17 de junho, o Parque Municipal de Itaipava sediará a Exposição Estadual do Rio de Janeiro de cavalos Mangalarga Marchador, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). A expectativa é de que mais de cinco mil pessoas visitem o parque nos quatro dias de evento.

A etapa estadual é o segundo maior evento do setor. “Essa é mais uma exposição de sucesso que movimenta o setor hoteleiro da região de Itaipava. Esse é um nicho que recebe a atenção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico porque traz renda e movimento para a cidade, com reflexo grande no turismo”, apontou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

No ano passado, a exposição contou com 51 expositores, leilão, 294 animais julgados e recebeu cerca de cinco mil visitantes. Nesse ano, o leilão vai ocorrer na sexta-feira (16) às 18h.

“A expectativa é a melhor possível. O evento desperta o interesse de outros criadores e recebe muitos visitantes que são apaixonados pela raça. O Parque está muito bem cuidado e agradecemos o apoio da prefeitura”, afirmou Flávio Tavares Fernandes, presidente da Associação dos criadores do cavalo Mangalarga Marchador do Estado do Rio de Janeiro.

Artesanato e produção agrícola

Durante o evento, os visitantes poderão, ainda, visitar 15 barracas com produtos da agricultura familiar da região e com artesanato, disponibilizadas pelo Departamento de Agricultura. Um ponto de coleta de alimentos não perecíveis também será colocado no parque. A intenção, segundo o departamento é de que posteriormente, os alimentos sejam distribuídos para instituições beneficentes.

“A exposição confirma a importância de Petrópolis no calendário de eventos equestres. Nesse ano já tivemos as exposições de cavalos das raças pampa e campolina, com enorme sucesso de público”, disse o diretor do Departamento de Agricultura, Celso Albuquerque.

“Esse é um evento que traz turistas para Itaipava. Os hotéis estarão cheios e o parque receberá muitos visitantes. Deixar os produtos agrícolas a mostra para os visitantes será mais uma oportunidade de mostrar o potencial produtor da cidade e confirmar a vocação turística da região e também para receber eventos como esse”, apontou Marcelo Florêncio, assessor de marketing da Turispetro.

O esterco gerado durante o evento será distribuído para os agricultores familiares locais através das associações de produtores. “Um caminhão com esterco custa aproximadamente quinhentos reais. Em um evento como esse a expectativa é de conseguirmos cinco caminhões, ou seja, uma ajuda significativa para os produtores locais”, explicou Jarbas Braga, assessor técnico do departamento de Agricultura.

 

8º Imperial Moto Fest tem expectativa de atrair 30...

Consolidando o viés turístico e potencial de fomento econômico da cidade, Petrópolis será palco do 8º Imperial...

Comidas “Di Buteco” e degustação dirigida no Parad...

Em meio à exuberante vista do Vale de Santa Mônica, o Parador Santarém sediará em sua área de piscina com borda infi...

Tarde de chás e quitandas neste domingo

Pelo mundo, cada vez mais as pessoas estão se deixando seduzir pelos diferentes aromas e sabores dos chás. Depois da água &eacute...

PM apreende 69 pinos de cocaína em Pedro do Rio

Após receberem denúncia anônima sobre tráfico de drogas na região de Pedro do Rio, policiais militares do 26º B...

Dono de terreno em Itaipava é notificado por movim...

O setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente notificou o dono de um terreno que realizava a movimentação irregul...

Programação especial comemora os 28 anos do Hortom...

Inaugurado em 1989, o Hortomercado Jornalista José Carneiro Dias, em Itaipava, é referência como ponto de venda de produtos de qua...