Faculdades poderão oferecer somente cursos a distância, diz MEC

Por: Agência Brasil

Quarta Feira, 21 de Junho de 2017


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto: Reprodução Internet

O Ministério da Educação publicou hoje (21) uma portaria que possibilita o credenciamento de instituições de ensino superior para cursos de educação a distância (EaD) sem o credenciamento para cursos presenciais. Com isso, as instituições poderão oferecer exclusivamente cursos EaD, na graduação e na pós-graduação lato sensu (com caráter de especialização) ou atuar também na modalidade presencial.

Segundo o MEC, o objetivo é ampliar a oferta de cursos de ensino superior no país e ajudar o Brasil a atingir a Meta 12 do Plano Nacional de Educação, que determina a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida em 33% da população de 18 a 24 anos.

As faculdades públicas ficam automaticamente credenciadas para oferta de EaD, devendo ser recredenciadas pelo MEC em até 5 anos após a oferta do primeiro curso a distância.


Autorização prévia é exigida

De acordo com a portaria, a oferta de cursos a distância necessita de autorização prévia do MEC e de visita de avaliação presencial. Todas as instituições devem manter cursos de graduação em funcionamento, não sendo permitida a oferta somente de pós-graduação lato sensu.

As avaliações realizadas pelo MEC passarão a se concentrar na sede das instituições e não mais nos polos de educação. Na visita, os avaliadores irão analisar se a estrutura da instituição atende aos cursos propostos, bem como a quantidade de estudantes a serem atendidos na sede da instituição e nos polos.

As Diretrizes Curriculares Nacionais continuam sendo referência para os cursos, inclusive, para verificar os momentos presenciais obrigatórios e outras especificidades de cada área.

Universidade promove Vestibular Social em Três Rio...

A Universidade Estácio de Sá campus Petrópolis em parceria com a Secretaria de Educação de Três Rios promove...

Praça Dom Pedro recebe hoje evento da Universidade...

Nesta quarta-feira, dia 31, a Universidade Estácio de Sá campus Petrópolis realiza na Praça Dom Pedro, bem no centro da ci...

Estácio de Sá lança minigame “ZikaZero” que simula...

A EdTech, unidade da Estácio que desenvolve aplicativos, conteúdos interativos, sistemas e novas soluções para o ensino, c...

Jovens petropolitanos disputarão etapa nacional da...

Eles são jovens estudantes em busca de um sonho: conquistar uma vaga na Robo Cup, que será disputada em julho de 2017 no Japão. P...

Resultado do Sisu já está disponível

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está disponível no site do programa. Os estudantes já podem cons...

Estudante tem último dia para pedir local onde far...

Termina hoje, dia 15, o prazo para o pedido de local com acesso à internet para realização do simulado online do Exame Nacional d...