Inaugurado o polo para entrega de medicamentos

2 meses atrás


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Marcelo Santos | Tribuna de Petrópolis

Privilegiando o acesso a medicamentos gratuitos junto à população, a prefeitura inaugurou nessa terça-feira (19) um serviço pioneiro no município, o 1º Polo de Assistência Farmacêutica Integrada (PAFI) localizado na antiga unidade da Farmácia Popular do Centro da Cidade, na Rua Epitácio Pessoa, ao lado dos Correios. A expectativa é que mensalmente sejam atendidas 800 pessoas no local. Dentre os serviços prestados está o credenciamento e a entrega de medicamentos especiais fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado, além do fornecimento de remédios por demandas judiciais com atendimento de segunda a sexta-feira, de 8 às 16h.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que o espaço foi projetado após o fechamento da Farmácia Popular, em julho, pelo governo federal, quando o município assumiu a responsabilidade de reordenar o atendimento nas unidades. 

No local há acesso para cadeirantes, com banheiro adaptado, além de bancos e guichês separados por atendimentos. Há ainda um profissional farmacêutico atuando na unidade cumprindo as exigências do Conselho de Farmácia e as normas de vigilância sanitária quanto às adequações de atendimento e armazenamento dos medicamentos.

“Concentramos em um lugar só os atendimentos que ocorriam em dois lugares diferentes, assim a população ganha com mais acessibilidade e conforto, pela otimização dos serviços que passam a ser oferecidos conforme as normas sanitárias e do Conselho de Farmácia”, complementa o secretário de Saúde

Atendimentos de medicamentos especiais e por mandatos judiciais - A Prefeitura otimizou o fornecimento de medicamentos destinando ao Polo de Assistência Farmacêutica a entrega dos remédios enviados pelo Estado que são direcionados a pacientes transplantados, renais, com lupos, além de outras demandas por remédios especiais. As entregas deixam de acontecer no Centro de Saúde e passam ser no polo farmacêutico. Os atendimentos ocorrerão de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.


Medicamentos da Atenção Básica  

Os medicamentos da Atenção Básica, vinculados aos programas de Saúde – Mental, Hipertensão, Diabetes, Asma, entre outros – continuarão sendo fornecidos gratuitamente no Centro de Saúde e nas unidades de saúde. “Disponibilizamos um funcionário apenas para informar a população sobre o funcionamento e os medicamentos que estarão disponíveis aqui. O que precisamos reforçar é que a farmácia popular não vai abrir novamente. Não teremos venda de medicamentos no local. O Ministério da Saúde disponibiliza pelo programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’ os medicamentos nas farmácias particulares. O que iremos fazer é desafogar as farmácias do Centro de Saúde e, futuramente, de Corrêas, para prestar o atendimento adequado à população”, afirma Roseane Borsato Costa, coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica.