Lançamento do Polo Gastronômico de Petrópolis será na terça-feira

2 meses atrás


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Divulgação | Tribuna de Petrópolis

O lançamento do Polo Gastronômico de Petrópolis já tem data marcada e será realizado na próxima terça-feira, dia 3, às 19h, na Cervejaria Bohemia. A inciativa do Sebrae/RJ conta com a participação de 35 empreendimentos da cidade, entre restaurantes, pousadas, hotéis e fornecedores do setor e está aberto a novas adesões. O objetivo é criar uma identidade gastronômica local, baseada em produtos regionais. A iniciativa foi apresentada em agosto, durante o Fórum Sebrae na Mesa, em Itaipava. O Sebrae/RJ possui 34 polos no estado, sendo 22 no interior.

A coordenadora estadual do Programa Sebrae da Mesa, Louise Nogueira, lembra que a criação do Polo de Petrópolis é um projeto que tem pelo menos seis anos. 

 “Não tínhamos como desistir da ideia pela importância e representatividade da gastronomia da cidade”, disse. A formação do Polo ganhou força nos últimos dois anos, segundo a coordenadora do Sebrae em Petrópolis, Cláudia Pacheco, com a adesão de novos empresários do setor e vai beneficiar não somente as empresas participantes, mas o consumidor final.

“Moradores e visitantes de Petrópolis vão se beneficiar com as ações desenvolvidas pelos restaurantes participantes, como festivais, ações promocionais, dentre outras”, ressaltando que no Polo há, por exemplo, desde restaurantes reconhecidos na cidade pela tradição e qualidade, até microempreendedores individuais que são fornecedores. “Um ponto chave do polo pode ser observado em sua visão de ser um Polo Gastronômico de referência, pela diversidade de experiências, união e integração de seus membros associados”, acrescentou.

O Polo de Petrópolis já está beneficiando as empresas participantes antes mesmo do lançamento oficial. “Algumas delas já começaram a fazer negócios entre si, como compras coletivas, fornecimento de matéria-prima, indicação de fornecedores entre outras parcerias. Sendo assim, um dos benefícios para as empresas participantes é a troca de experiências e possibilidade de novos negócios”, explicou a analista do Sebrae, Renata de Paiva Bento.

A cidade de Petrópolis, além da tradição turística, possui outros atrativos, como um grande potencial gastronô- mico, além de uma cadeia de fornecedores fortalecida, com 100 produtores orgânicos, por exemplo, e 20 cervejarias, já sendo apontada como a capital estadual da cerveja.

O empresário Marcos Muller, do Duettos Café e Bistrô, é um dos participantes do Polo e comemora este lançamento que o Sebrae, junto com os empresários e parceiros, vem tentando implementar há algum tempo.

“Retomamos o projeto com uma equipe engajada, cada um fazendo a sua parte, e com o Sebrae na orientação. Petrópolis sempre foi referência e já passou da hora termos um polo. Esperamos que o polo cresça e represente o trabalho que estamos fazendo na nossa região”, afirmou.

A chef Ana Salles, da Batata Retrô, diz que várias iniciativas nunca saíram do papel, mas que a região tem um valor turístico muito grande e uma gastronomia rica que não pode ser desperdiçada. “Este grupo está muito unido e todos pensando em soluções e ações para desenvolver esta gastronomia local”, acrescentou. O Polo conta com a parceria do Convention Bureau e da Prefeitura Municipal e os interessados em participar podem procurar o Sebrae em Petrópolis (24) 2237-0062. O evento é direcionado aos integrantes do Polo e convidados.