Ministro da Saúde anuncia novo esquema de vacinação contra febre amarela no Rio

Por: Agência Brasil

Terça Feira, 04 de Julho de 2017


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Reprodução Internet

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou nessa segunda-feira (3) o novo esquema de vacinação contra a febre amarela no estado do Rio de Janeiro. A partir de agora, todos os 92 municípios, mesmo os que ainda não registraram casos da doença, vão oferecer vacinas para a população.

Segundo o ministro, o estado do Rio já recebeu 6,9 milhões de doses contra a doença este ano. Receberá mais 1,5 milhão de doses em julho e 500 mil doses por mês, até atingir a totalidade da população-alvo. Depois dessa fase, a vacinação entrará no calendário regular.

"O desafio, agora, é que a população vá se vacinar nos postos", disse Ricardo Barros, durante visita a uma unidade de saúde na zona norte da cidade. Ele lembrou que, no Brasil, a febre amarela é endêmica em 19 estados, que recebem doses regularmente para manter cobertura vacinal da população.

“O Rio de Janeiro não fazia parte desses estados. Passa agora a ser incluído entre os que receberão esta dose inicial, de cobertura de até 90% da população, que é a meta, e depois, anualmente, receberá novas doses para manter a cobertura vacinal”, explicou Barros.

Mais cedo, Ricardo Barros participou do anúncio de recursos para a saúde no município do Rio de Janeiro, totalizando R$ 120 milhões, o que permitirá a implantação de mais 600 equipes de atenção básica e mais 3.600 agentes comunitários de saúde.

O ministro disse que espera, ao fim de sua gestão à frente da Saúde, deixar uma estrutura modernizada, que permita o acesso do cidadão até mesmo por telefones celulares. “Eu espero informatizar todo o sistema de saúde, prontuário eletrônico para todos os cidadãos, saber o seu lugar na fila, ter o controle do andamento dela, aprovar ou avaliar todo o serviço de saúde que recebe por smartphone. Será uma economia prevista de R$ 20 bilhões no sistema SUS com a informatização”, disse Ricardo Barros.

De acordo com secretário estadual de Saúde do Rio, Luiz Antônio de Souza Teixeira, a vacina contra a febre amarela estará disponível em todas as unidades de saúde a partir do próximo sábado (8), quando haverá o Dia D contra a Febre Amarela.

Osteoporose: 9 em cada 10 brasileiras não consome...

No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose. Cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos em dec...

Petrópolis recebe 75 mil doses da vacina contra fe...

Petrópolis recebeu  75 mil doses de vacina contra febre amarela da Secretaria de Saúde do Estado para iniciar a imunizaç&ati...

Decisão sobre contrato das UPAS pode sair na quart...

Na próxima quarta-feira (17), será realizada na 4ª Vara Cível de Petrópolis uma audiência especial do processo...

Brasil registra 5.411 casos e 886 mortes por H1N1...

O Brasil registrou 5.411 casos de influenza A (H1N1) entre janeiro e 6 de junho deste ano, segundo dados divulgados pelo Ministério da Sa&uacut...

Homem precisa de doação de sangue

Fabiano Roncorroni que sofreu um grave acidente de moto no dia 13/12 e continua hospitalizado no CTI está precisando de doadores de sangue. As...

Jejum prolongado poderá ser dispensado em exames d...

Em decisão recente, diversas organizações da área médica optaram por flexibilizar a necessidade de jejum de 12 hora...