Polícia Federal recebe pedido da Prefeitura para investigar túnel da Concer

Segunda Feira, 13 de Novembro de 2017


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto: Marco Oddone

O juiz Jorge Luiz Martins Alves, da 4ª Vara Cível de Petrópolis, determinou nessa segunda-feira, dia 13, que a Concer disponibilize ao Município de Petrópolis todas as informações técnicas referentes às obras da Nova Subida da Serra (NSS). A concessionária tem cinco dias úteis para entregar os documentos.

As construções de um túnel e da nova pista de subida da serra que leva a Petrópolis estão interrompidas há mais de um ano e sem nenhum monitoramento desde novembro de 2016.

Na última terça-feira, dia 7, uma cratera se abriu no quilômetro 81 da estrada BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora (MG). O deslizamento destruiu uma casa e provocou a interdição de mais de 40 imóveis. Mais de 50 famílias da região conhecida como “Comunidade do Contorno” precisaram deixar suas casas.

“Pois bem, se nenhuma dúvida sobrepaira de que a dignidade das famílias desabrigadas está sendo vergastada pelo “perdimento” ou pelo “desalijo compulsório”, experimentando angústia, ansiedade, dor e intenso sofrimento, enfim, um complexo de tormentos que culmina com a dilaceração da alma humana, também inexiste dúvida de que a procedimentalidade formal do processo não poderá inviabilizar a intervenção imediata do Poder Judiciário para minorar o “caos” emocional e financeiro que neste momento deve estar atormentando os recém- desabrigados”, avaliou o juiz Jorge Luiz na decisão.

Uma audiência especial foi realizada na última sexta-feira, dia 10, com moradores da região, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Prefeitura de Petrópolis e representantes da Concer. Após a audiência, o magistrado determinou que a concessionária reconstrua a área afetada pela cratera e entregue à Justiça um relatório sobre as obras, incluindo filmagens da área interna do túnel e um prazo para a conclusão das reformas até o dia 10 de dezembro. A Concer terá de arcar com o pagamento de cestas básicas e mais R$ 1 mil para as famílias prejudicadas. 




Leia também Concer anuncia auxílio-moradia às famílias afetadas por incidente na BR-040

A Concer anunciou nesta quarta-feira (08) um auxílio-moradia no valor de R$ 1.000 às famílias afetadas pelo abatimento de solo na...

Leia também 'Túnel alagado mostra que Concer abandonou rodovia', diz deputado

Após acompanhar vistoria no local do deslizamento de terra que interditou a BR-040, o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) afirmou estar convenc...

Leia também Deputada cobra da ANTT suspensão da cobrança da tarifa de pedágio

A cratera aberta na BR-040 na última terça-feira ainda oferece risco. O problema tem sido amplamente divulgado e debatido entre os poder...