Polo de Assistência Farmacêutica vai funcionar na antiga Farmácia Popular

3 meses atrás


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto: Arquivo Tribuna | Tribuna de Petrópolis

O município deu um passo importante no fornecimento de medicamentos junto à população: a Prefeitura inaugura no dia 19 de setembro, o 1º Polo de Assistência Farmacêutica Integrada (PAFI) que funcionará na antiga unidade da Farmácia Popular do Centro da Cidade. A expectativa é que mensalmente de 800 a mil pessoas recebam gratuitamente medicamentos especiais fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado, demandas por mandados judiciais ou por cadastro dos programas do SUS – diabetes, hipertensão, asma, saúde mental, entre outros.

Após o fechamento da Farmácia Popular em julho pelo governo federal, o município assumiu a responsabilidade de reordenar o atendimento nas unidades. Os serviços que antes eram ofertados no Centro de Saúde passam acontecer no polo do Centro, por conta disso, entre os dias 15 a 18 de setembro a farmácia do Centro de Saúde ficará fechada para iniciar a transição do serviço.

O secretário de Saúde Silmar Fortes explica que a mudança cumpre as normas de vigilância sanitária e do Conselho de Farmácia quanto às adequações de atendimento e armazenamento dos medicamentos.

“Assim que houve a determinação do Ministério da Saúde para fecharmos as unidades da Farmácia Popular resolvemos criar um novo ordenamento para fornecimento dos medicamentos. O projeto é uma indicação do nosso prefeito que vai manter a farmácia do Centro de Saúde apenas com o fornecimento dos medicamentos vinculados à atenção básica. Agora a população terá um espaço adequado para atendimento e ainda criaremos uma central de cadastro dos programas de farmácia básica, mas em ambas unidades os medicamentos serão fornecidos gratuitamente”, explica o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A partir do dia 19 de setembro o funcionamento do Polo de Assistência Farmacêutica Integral será de 8h às 16h30. Já o fornecimento de medicamentos por mandatos judiciais manterá o mesmo fluxo já vigente no Centro de Saúde, de 8h às 16h30 às terças, quartas e quintas-feiras.  

“O fornecimento dos medicamentos por mandados judiciais são para àqueles que já estão inseridos no programa de concessão de medicamentos administrativos e judiciais. Mantivemos os mesmos dias e horários de atendimento do centro de Saúde que é o que foi acordado junto à defensoria”, anuncia a coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Roseane Borsato Costa.

A Prefeitura espera em curto prazo abrir o segundo polo na antiga unidade da Farmácia Popular em Corrêas, direcionando os mesmos atendimentos de garantidos via mandados judiciais e como ponto de fornecimento de medicamentos especiais enviados pela Secretaria de Saúde do Estado que hoje são disponibilizados no Hospital Alcides Carneiro.

A coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Roseane Borsato Costa reforça que não haverá venda de medicamentos e que os medicamentos que antes eram disponibilizados pela farmácia popular devem ser encontrados na rede conveniada.

“O que precisamos reforçar é que a farmácia popular não vai abrir novamente. Não teremos venda de medicamentos no local. O Ministério da Saúde disponibiliza no programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’ os medicamentos nas redes particulares. O que iremos fazer é desafogar as farmácias do Centro de Saúde e futuramente de Corrêas para prestar o atendimento adequado à população”, afirma Roseane Borsato Costa.


Zika pode provocar distúrbio no fundo do olho das...

Um estudo feito com 40 crianças nascidas em Pernambuco, cujas mães foram infectadas pelo zika, comprovou que há relação entre a infecção pelo ví...

SMH reabre maternidade com 11 leitos no berçário

O Hospital SMH - Beneficência Portuguesa reabre, a partir de setembro o setor de maternidade e recebe hoje os médicos obstetras de Petrópolis para apresentar o investimento em infr...

Febre amarela: Saúde vai levar vacina em casa nas...

A Secretaria de Saúde apresentou aos representantes dos 800 produtores rurais do município, um esquema de vacinação que proporcionará um cinturão de imuniza&c...

OMS sugere aumento de impostos sobre refrigerantes...

Estudo divulgado ontem (11) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o aumento dos tributos de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos em caixa, como forma de...

Colágeno pode ajudar no combate a artrose e outras...

Certamente você já ouviu falar do colágeno e dos benefícios que ele traz para a elasticidade e aparência da pele. Bastante popular na indústria farmacêuti...

Ação conjunta do governo federal oferece nova chan...

O esforço conjunto do Governo Federal para garantir a logística de órgãos para transplante já salvou 12 vidas. Em três semanas de vigência do decreto pre...