Por que os cães gostam tanto de mexer no lixo?

Por: Portal do dog

5 meses atrás


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto divulgação | Tribuna de Petrópolis

Pode até parecer meio óbvio e até compreensível para algumas pessoas a razão pela qual os cães gostam de mexer no lixo. Realmente, existem muitas coisas que jogamos ali - tanto restos de comidas como embalagens de alimentos - que têm um cheiro bastante chamativo para os cães. Mas o que pouca gente sabe é que comer os restos de comida não é a única coisa que faz com que os cachorros queiram e gostem de mexer no lixo. 

Às vezes, mesmo que não contenha nenhuma comida, o cheiro do lixo é atraente o suficiente para que o animal queira saber o que tem ali dentro. Além disso, alguns cães gostam de mastigar texturas diferentes sem, necessariamente, comer e engolir. Se o seu cão gosta de morder papelão, por exemplo, ele poderá gostar de mexer no lixo do banheiro para pegar o rolinho de papelão do papel higiênico. 

Mexer no lixo também pode ser sinal de algum tipo de problema, como ansiedade de separação e tédio. Quando estão ansiosos ou entediados, alguns cães mordem móveis, outros mastigam sapatos e alguns preferem mexer no lixo. Também existem casos em que o cachorro pode ver a lata de lixo como um brinquedo e mexe em tudo o que está ali dentro apenas para brincar.

Mas é preciso ter cuidado, pois mexer em lixo também pode ser um sinal de problema de saúde. Alguns cachorros podem estar comendo coisas que estão no lixo para tentar aliviar algum incômodo gastrointestinal que ele pode estar sentindo. 

Para saber como tratar o seu cão e fazer com que ele pare de mexer no lixo, o ideal é prestar bastante atenção e perceber os momentos em que ele está fazendo isso, dessa forma você conseguirá identificar melhor o que está fazendo o seu animal ter esse tipo de comportamento. 


Dermatologista veterinário faz palestra sobre as a...

“Alergia em cães: Maiscomum do que se imagina” nopróximo sábado (17), às 11h,na Praça da Liberdade, em...

Confira o cantinho das adoções desta semana

Confira o cantinho das adoções desta semana.

Animais podem ou não auxiliar na recuperação de pa...

Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença. O juramento dos matrimônios se encaixa muito bem na fidelidade dos animais de es...

As calopsitas estão se tornando pets cada vez mais...

Cada vez mais comum nos lares brasileiros, a calopsita é conhecida por ser uma ave dócil, delicada e extremamente interativa. Ao optar p...

Cães podem ter alergia alimentar

Comum em seres humanos, a alergia alimentar é uma doença que também afeta o sistema imunológico dos cães e é...

Veja o cantinho das adoções desta semana