O que você ganha? O que você perde? Para alcançar seus objetivos, você precisa saber

Por: Paulo Junior

4 meses atrás


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
| Tribuna de Petrópolis


O que você ganha? O que você perde? Para alcançar seus objetivos, você precisa saber.

Vamos recapitular o que vimos até aqui? Você entendeu o que é o coaching, começou o processo trabalhando para definir seu objetivo, especificou, definiu data, criou significado para o objetivo, exercitou os 4 passos para permanecer no foco, aumento o nível de autoconhecimento trabalhando o SWOT pessoal... Muito bom! Está indo muito bem.

Agora está na hora de você refletir sobre todos os ganhos que terá quando seu objetivo for alcançado, e principalmente descobrir as perdas que poderá ter, que certamente são os empecilhos que te impedem de mudar. 

Entenda uma coisa muito importante! Tudo o que você faz na sua vida, mesmo aquilo que de alguma forma você não considera adequado (como por exemplo fumar, comer compulsivamente, etc.) gera algum tipo de ganho para você, e este é exatamente o ponto chave que você precisa descobrir para traçar sua estratégia de mudança.

Chamada de GANHOS E PERDAS, esta é uma técnica incrível! Parece simples, mas é extremamente poderosa para elevar seu nível de consciência e te permitir criar estratégias para evitar ou minimizar as possíveis perdas.


 


Motivador – Prazer: O que ganhará se obtiver isso? – Detalhe no seu diário tudo aquilo que você irá obter com o alcance do seu objetivo. Esse será o seu combustível para seguir em frente até alcançá-lo. 

Sabotador – Dor: O que perderá se obtiver isso? – Detalhe no seu diário quais elementos de sua vida atual você pode perder ao alcançar seu objetivo. Determinar claramente estas perdas é fundamental para o seu processo de mudança, pois estas perdas te impedem de mudar.

Sabotador – Prazer: O que ganhará se não obtiver isso? – Detalhe no seu diário quais os benefícios que você tem de não alcançar o seu objetivo. Parece estranho né, mas estes sabotadores fazem com que você não se mexa, pois você está tendo ganhos atualmente em não mudar. Defini-los claramente é parte fundamental do processo de mudança. 

Motivador – Dor: O que perderá se não obtiver isso? – Detalhe no seu diário as dores que sentirá por não alcançar seu objetivo. As dores algumas vezes são motivadores muito fortes, pois pensar nelas traz um sentimento de angústia impossível de ignorar.

Dedique-se de 40 a 60 minutos a esta reflexão e, MUITO IMPORTANTE, entenda que quanto mais honesto for com você mesmo(a) e quanto mais profundo(a) for nesta análise, melhor será sua capacidade de planejamento para conquista do seu objetivo.

Ao final do exercício, dê uma boa olhada para o seu quadro de Ganhos e Perdas e responda as seguintes perguntas com o obejtivo de criar a sua estratégia:

O que pode fazer para minimizar as potenciais perdas? (Quadrante dos Sabotadores - Dor)

O que você pode fazer para continuar obtendo os ganhos atuais em não fazer? (Quadrante dos Sabotadores – Prazer)

Que ação ou ações posso fazer a partir de hoje em direção ao meu objetivo, dado que ampliei o nível de autoconhecimento.

Antes de concluir este post gostaria de fazer uma observação importante: é muito importante que estes exercícios sejam realizados com o suporte de um Coach profissional. Nós temos a tendência da autossabotagem, pois na maior parte das vezes não temos a coragem necessária para fazer as perguntas difíceis que mudam nossa forma de pensar e transformam nossas vidas. Nossa tendência natural é a criação de desculpas que nos satisfazem momentaneamente, porém não nos realizam de verdade.

E aí? Gostou? Espero que tenha curtido o post e que de alguma forma possa agregar a sua vida.

Ah, não deixe de seguir o Insight Generation no seu Instagram (@insightgeneration) e no seu Facebook (insightgeneration).

Forte abraço e até a próxima!


Veja mais no blog Coaching Experience

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Jornal Tribuna de Petrópolis.

Viagem São João Marcos

Em agosto de 1822, quando Dom Pedro l ia em direção à São Paulo concretizar a Independência do Brasil, ele pernoitou...

Seja um colaborador da Tribuna Online. Clique aqui...

A Tribuna de Petrópolis Online está abrindo este espaço para você que tem algum Blog autêntico, dinâmico e quei...

Pense antes de gastar e Renegocie

Chegamos ao período em que normalmente a maior parte dos brasileiros tem um recurso extra no bolso. As festas de final de ano para empregados &...

O que você acha da eleição de Bernardo?

Esta foi a pergunta feita a mim ontem (30/10) e hoje (31/10) pela manhã e a minha resposta, inicialmente é que o resultado já era...

A cara de um país e seus acordos

O fim de semana tem inicio com o Brasil político mostrando a sua cara.Uma cara de pau, sem vergonha e arrogante, sem compromisso com o bem comu...

Vamos até Monte Serrat?

Quantos de vocês conhecem pelo menos algum ponto do Rio de Janeiro que faz fronteira com o estado de Minas Gerais? Bem... espero que ao menos al...