Sábado é dia de proteger cães e gatos da raiva animal

6 meses atrás


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Reprodução Internet | Tribuna de Petrópolis

A Coordenação de Vigilância Ambiental confirmou para amanhã (10) a segunda etapa da campanha de vacinação contra raiva animal. A imunização será realizada no posto de saúde da posse e em outras oito ações volantes pelo bairro, além do Brejal e adjacências e em horários alternados, entre 9h e 17h. A ação pretende alcançar 2.340 animais nestes bairros para que cães e gatos vacinados permaneçam protegidos por um ano.

A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar 29.802 cães e 5.960 gatos em todo município. A campanha foi dividida por regiões e em um cronograma de sete meses, além disso, toda equipe de vacinação foi orientada sobre os procedimentos que devem ser adotados durante o período, como por exemplo, não vacinar animais doentes ou debilitados.

“Nós dividimos a campanha de acordo com o cronograma do ano passado para imunizarmos os animais no mesmo período e com validade por um ano. Nossa expectativa é de manter o município sem índices de casos da doença e para isso, a participação da população levando os seus cães e gatos para a vacinação é essencial”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini, ressaltou que os animais precisam estar saudáveis e devem ter a partir dos três meses de vida.

“A vacina não apresenta contraindicação. O animal deve ter, no mínimo, mais de três meses de vida e estar em perfeitas condições de saúde. Nós só não iremos fazer a imunização em animais que estejam debilitados ou doentes como, por exemplo, com diarreia ou vômitos”, explica Maria Beatriz Fagundes Pellegrini.

Caso o proprietário tenha perdido o cartão de vacinação do ano passado, o animal receberá um novo documento com a comprovação de aplicação da dose.  Maria Beatriz Fagundes Pellegrini alertou ainda que crianças não devem conduzir os animais no dia da vacinação.

“O transporte de cães e gatos deve ser feito de maneira adequada, ou seja, cães de pequeno porte e gatos devem ser lavados em caixas para transporte e animais de grande porte com coleiras e focinheiras, se forem agressivos.Todos os animais devem estar com coleiras e transportados por um adulto, de forma segura para evitar o estresse da vacinação”, disse.


Ponto de vacinação

Saiba onde encontrar a vacina antirrábica: 


Ponto de vacinação

Posto de Saúde Posse

09 às 17:00h

 

Vacinação Volante 

E.M Oswaldo C. Frias(9:00 às 12:00h)

Bairro: Nossa Senhora de Fátima

 

E.M. Beatriz Zaleski(13:00 às 17:00h)

Bairro: Posse

 

Inga – Bar do Gatão (15:15 às 16:00h)

Bairro: Ingá

 

Ponto Final da Kombi(16:15 às 16:30)

Bairro: Ingá

 

E.M.Felix de Barros  (9:00 às 11:00h)

Bairro: Córrego Grande

 

Bar de D. Maria (11:05 às 11:20h)

Bairro: Córrego Grande

 

Granja Raposo(11:40 às 12:00h)

Bairro: Posse

 

E.M. HildebrandCarvalho  (13:00 às 15:00h)

Palestra alerta para alergias em cães

O dermatologista veterinário Tiago Abrahão realizará a palestra “Alergia em cães: Mais comum do que se imagina&rdquo...

Ultrassonografia: tecnologia ajuda no diagnóstico...

Não é novidade que o exame de ultrassom é essencial para auxiliar o diagnóstico de doenças. E com os animais n&atil...

Veja o cantinho das adoções

Com 132 milhões de animais domésticos no país, mer...

Não é segredo que os brasileiros são apaixonados pelos animais. Não é a toa que o país tem a segunda maior p...

Companheirismo: estudo revela que os pets têm cara...

Estudos recentes revelam que os animais são capazes de desenvolver características dos donos. Vários testes feitos apontam que ex...

Quarta fase da vacinação antirrábica acontece no s...

Cães e gatos da Lopes Trovão, Meio da Serra, Sargento Boening, Castelânea, Siméria e adjacências deverão ser v...