II Simpósio de Radiologia Mamária reúne especialistas no Hospital Santa Teresa

Terça Feira, 22 de Agosto de 2017


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Divulgação

Considerada a segunda causa de morte em mulheres em Petrópolis, o câncer de mama foi tema do II Simpósio de Radiologia Mamária, realizado no último sábado (19), no salão nobre do Hospital Santa Teresa (HST). A garantia ao acesso a mamografia e a outros métodos de rastreio da doença, como o ultrassom e a ressonância magnética foram os pontos abordados no evento. 

"Estudos mostram que há uma queda da mortalidade de 35% com o rastreamento. É importante que o câncer seja detectável antes de ser palpável, por isso a importância do rastreio. Quanto antes ele for descoberto maior as chances de cura", disse a radiologista Alice Matos.

Para a radiologista, o rastreamento deve começar aos 40 anos. A partir daí a mulher realiza a mamografia uma vez por ano. Outros métodos como a ultrassonografia e a ressonância também podem ser usados, nos casos em que a doença precisa ser investigada. Outro ponto abordado no simpósio é a utilização da Tomossíntese (mamografia 3D) na investigação do câncer de mama. O método ainda é pouco difundido por causa dos custos, mas é considerado mais eficaz por reduzir a quantidade de diagnósticos errados.

"Este ano tivemos a ideia de abordar vários temas, como as técnicas de rastreio, o câncer de mama masculino, as lesões papilíferas. Reunimos médicas consagradas com temas cada vez mais atuais e podemos até dizer, um pouco controversos. É a realização de um sonho e é gratificante ver o salão lotado de médicos, residentes, alunos interessados neste tema que acomete milheres de mulheres anualmente", ressaltou a organizadora do evento, a radiologista Karuline Catein.

O II Simpósio de Radiologia Mamária também contou com a participação especial da advogada e blogueira Day Sant´Anna. Ela teve câncer de mama aos 32 anos e sua experiência e vontade de ajudar pacientes que sofrem com a doença fez com que criasse o blog Viver eu Quero, que hoje já conta com 100 mil seguidores.

"Temos como missão desmistificar o câncer e levar informação com uma linguagem acessível. Quando descobri a doença foi um choque, a primeira coisa que pensei foi: vou morrer. E percebi que todas as pessoas que passam pelo mesmo que eu passei, tem o mesmo pensamento. Por isso a importância do blog, para informar e fazer com que as pessoas saibam que elas tem chances e precisam lutar", disse. "Ter a Day Sant´Anna aqui no simpósio é importantíssimo pois ela conta sua história falando sobre a vida. É uma exaltação a vida", ressaltou Karuline Catein.

O evento foi encerrado com uma apresentação de uma core biópsia (procedimento que consiste na retirada de pequenas amostras de tecido da mama para avaliação) feita pela radiologista Maria Julia Calas.

O II Simpósio de Radiologia Mamária em Petrópolis foi promovido pelas empresas Lumic, Clínica Check Up, Laboratório MLP, Bard Biopsy e GE. A Sociedade de Radiologia do Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO) e Hospital Santa Teresa são os apoiadores do evento.



Leia também Febre Amarela: novo dia D vacinação acontece em março

Com o objetivo de ampliar ainda mais a cobertura vacinal contra febre amarela no estado, a Secretaria de Estado de Saúde vai realizar no s&aacu...

Leia também Aromaterapia: conheça os benefícios que folhas e flores podem garantir ao corpo

Os aromas naturais ou fragrâncias de perfumes têm uma forte influência sobre as pessoas. Os perfumes variados oferecem sensaç...

Leia também Secretaria de Saúde inicia vacinação de idosos e gestantes contra Febre Amarela

A Secretaria de Saúde inicia nesta segunda-feira (19) novo protocolo de imunização contra Febre Amarela. Por determinaç&at...

Leia também Estado do Rio já tem 77 casos de febre amarela confirmados, com 34 mortes

De janeiro até agora, 34 pessoas já morreram por causa da febre amarela. Os dados foram divulgados na última segunda-feira pela S...

Leia também 23 casos de acidentes com animais peçonhentos já foram registrados neste ano

Com a elevação da temperatura e o aumento das chuvas nos meses de verão cresce o número de atendimentos às v&iacute...

Leia também Aumento no número de casos de conjuntivite leva Saúde a fazer alerta

Após o período de Carnaval, a Secretaria de Saúde registrou aumento nos atendimentos de pacientes com conjuntivite nas UPAs. Apen...