• Atleta vira youtuber para estimular pessoas a correr

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/01/2019 08:00

    Quando a paixão por um esporte extrapola o campo individual, torna-se um importante instrumento para mostrar ao mundo o quão é fundamental para a vida do outro. Pensando assim, o professor de educação física e ultramaratonista Luíz Henrique Almeida, de 39 anos, resolveu utilizar as redes sociais para descrever o que ocorre com aqueles que praticam a corrida de rua. Aquilo ganhou uma projeção tão grande que o transformou em um influenciador digital do meio esportivo.

    Para chegar a uma personalidade reconhecida no mundo virtual, Luíz desenvolveu primeiro o seu amor à corrida de rua. Aos 17 anos, ele já participava de provas em Petrópolis até que, quando serviu ao Exército durante sete anos, teve a oportunidade de desenvolver ainda mais a sua habilidade esportiva no quartel. Foi assim que descobriu, por exemplo, sua vocação para provas longas que só lhe deu motivos para estimular outras a seguirem o seu caminho. Mas ficava a pergunta: como fazer isso? 

    Com amigos, o competidor participou de corridas de diferentes estilos pelo Brasil afora. Embora atualmente treine para disputas que vão até 50 quilômetros, Luíz se perguntava como mostrar às pessoas a emoção de uma corrida de rua ou na natureza. Até que, um belo dia, resolveu adquirir o equipamento necessário para descrever o que acontece em um evento. O sucesso veio com a mesma velocidade com a qual se dedicava ao esporte que mais gosta.

    “Sou um verdadeiro apaixonado por Corrida de Montanha. Certa vez, adquiri uma câmera e levei para uma prova, narrei tudo aquilo que acontecia. Joguei no Youtube e chamou a atenção de vários internautas, entre eles um jornalista, Gustavo Maia, que é atleta e youtuber, e sugeriu que eu criasse um canal para divulgar esse trabalho. Foi aí que criei o canal Vida Corrida, que atualmente tem mais de mil seguidores”, contou o petropolitano, que ministra aulas na academia Locatelli e ainda é responsável pela LA Assessoria.

    Integrado a um grupo de youtuber famosos do Rio, após o êxito alcançado com mais de 40 vídeos produzidos, o competidor resolveu usar a rede social para levar mais pessoas a prática da corrida de rua – modalidade que é apontada como uma das que mais cresceu em todo o mundo nos últimos cinco anos -, pois vê nisso uma melhora na qualidade de vida e, quem sabe, uma chance de despertar em cada um a aptidão para um esporte.

    “Eu já havia feito uma pesquisa e que mostrou o alto grau de interesse das pessoas pelo Youtube. Sendo assim, era a plataforma ideal para mostrar o que acontece em uma corrida de rua comigo e com as pessoas ao lado. Eu entrevisto elas e nesses relatos aparecem de tudo: o desgaste individual, a felicidade de completar uma prova e todo tipo de desabafo. A partir disso, muitas pessoas que já viram o meu canal ficaram motivadas a correr. E esse é meu grande objetivo”, explicou Luíz Henrique.

    Com sua câmera acoplada ao cinto de hidratação, o youtuber parte este ano para objetivos até no exterior. Em abril, anunciou que pretende correr a Maratona de Santiago e, duas semanas após, retornar ao Brasil para um evento de 100 quilômetros em Itatiaia. Além disso, uma lista enorme de compromissos que terá já aumenta a sua responsabilidade como um influenciador digital e esportivo. Para ele, o binômio corredor/youtuber tem dado tão certo que prevê um crescimento maior para este ano no número de seguidores. “Tudo isso será relatado no meu canal. Quando alguém for lá procurar sobre a Maratona de Santiago, por exemplo, terá todos os detalhes descritos por mim na prova. Vai ser uma boa fonte para informação”, completou o educador físico, que tem a loja Bulk Suplementos como apoiadora. 

    Últimas