• Cadela Scolt ajuda Guarda Civil a apreender quatro jovens com drogas no Centro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/02/2019 11:45

    Quatro jovens foram apreendidos na tarde desta quinta-feira (31) durante uma ronda de rotina da Guarda Civil em praças do centro da cidade. Os homens, todos maiores de idade, estavam com cigarros de maconha e foram localizados pelo faro da cadela Scolt, uma pastora holandesa que faz parte do grupamento de operações da Guarda Civil Municipal de Petrópolis.

    “Essas ações ajudam a manter a cidade como uma das mais seguras do país e a mais segura do Estado. Nós já fizemos a manutenção da frota da Guarda, temos o grupamento de cães atuante na cidade e o Centro Integrado de Operações em funcionamento”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

    O patrulhamento contou com sete agentes que percorreram as praças da Liberdade, do Bosque do Imperador e 14 Bis. O objetivo da ronda, que acontece diariamente pela cidade, além de coibir o uso de entorpecentes, é zelar pela segurança da população petropolitana.

    “O trabalho da ronda por toda cidade é mais um reforço para a segurança. Temos 30 homens todos os dias nas ruas, além do Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop), que já mantém 56 câmeras em funcionamento em tempo real”, disse o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

    A apreensão ocorreu na Praça da Liberdade, onde dois suspeitos foram flagrados com cigarros de maconha, e na Praça 14 Bis, com mais dois jovens que também estavam portando drogas. Os quatro foram encaminhados para a 105ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado.

    O canil da Guarda Civil possui 14 cães de detecção de drogas e entorpecentes. Segundo o coordenador técnico do canil, Leandro Lopes, nesta ação a cadela ao chegar perto dos jovens mudou o comportamento, o que significa que pode haver alguma suspeita. A partir daí a corporação realizou a revista e teve êxito.  “Como solicitação do comando, nós vamos ampliar os trabalhos nessas praças. Estamos fazendo um trabalho com a equipe especializada em detecção. Além dos cães, os agentes são especializados em abordagens. Estamos fazendo vários treinamentos para melhorar nossa técnica, desde a abordagem com cães até nas revistas”, destacou o coordenador do canil.

    Últimas