• Com estoque insuficiente, Banco de Sangue lança nova campanha para doação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/05/2019 12:59

    O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa lançou esta semana uma nova campanha para incentivar a doação na cidade. Intitulada Heróis Anônimos, a expectativa é de que mais pessoas se mobilizem para regularizar o estoque do bando de sangue, atualmente em déficit. Segundo o órgão, são necessárias 80 doações por dia para suprir a demanda, mas o número de doações diárias não tem passado de 40.

    De acordo com o captador Vinicius Pereira, é comum haver redução no número de doações no período após o carnaval, mas com os níveis abaixo do que é considerado "ideal saudável", as ações para captação precisam ser intensificadas. "Estamos com o estoque baixo de todos os tipos sanguíneos. Precisamos com urgência de doações dos tipos O+, A-, O- e B-”, informou.

    Prazos de validade e como o sangue é usado

    Vinicius esclarece que o sangue total e os hemocomponentes possuem tempo de validade distintos. "As hemácias podem ser usadas em até 35 dias, mas as plaquetas são o nosso calcanhar de Aquiles, porque elas devem ser usadas em até cinco dias. Por isso estamos sempre fazendo campanhas e pedindo doações, sempre estamos precisando de sangue".

    O volume coletado na doação é de aproximadamente 450 ml, quantidade que pode salvar até 4 vidas. O sangue coletado é comumente utilizado no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito, queimados, pacientes com câncer e os que serão submetidos a cirurgias de médio a grande porte, entre outros – sejam eles pacientes do SUS ou da rede particular.

    Quem pode doar

    Para doar não é necessário fazer jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos antes da doação e esperar três horas após o almoço para doar. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento. O mesmo prazo de espera vale para quem fez endoscopia.

    As pessoas com hepatite B e C ou com diabetes não podem doar e quem toma algum tipo de medicação precisar ligar para a unidade para confirmar.

    O Banco de Sangue Santa Teresa funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive fins de semana e feriados. O estacionamento é gratuito para doadores. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. Mais informações sobre os requisitos para doação (24) 2245-2324 ou 99269-4355 (whatsapp).

    Últimas