• Paixão de Cristo será encenada na Praça de Nogueira nesta sexta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/04/2019 14:33

    A história já tem quase dois milênios, mas ainda emociona multidões. Pelo terceiro ano consecutivo, os moradores de Petrópolis podem assistir à Paixão de Cristo numa apresentação gratuita e aberta à população. Será na sexta-feira (19), às 19h30, na Praça de Nogueira.

    O espetáculo dura aproximadamente uma hora e conta com dez cenas. Tudo é feito por um grupo de 50 voluntários, incluindo elenco e equipe de produção, que, a partir de doações, confecciona cenários e figurinos, aluga equipamentos de som e de iluminação. A estrutura começa a ser montada a partir das 9h da sexta.

    Uma das voluntárias é a artesã Mirian Fernandes, de 63 anos. Além de atuar, ela trabalhou nos últimos dias na confecção de cinco capacetes para compor o figurino dos soldados romanos. Mirian buscou inspirações de modelos na internet e utilizou a técnica de cartonagem, com a qual trabalha, para fazer o acessório. “É uma alegria poder aproveitar a minha arte para ajudar a fazer esta encenação acontecer”, comenta.

    O elenco envolve de crianças a idosos. Manoel de Medeiros, de 81 anos, e sua esposa, Maria Helena, de 77, atuam pela primeira vez no espetáculo e estão no grupo de pessoas que acompanha Cristo na maior parte das cenas. “Por causa dos problemas de saúde, a gente não pode fazer muito, mas isso a gente consegue fazer e tem sido muito bom”, destaca Maria Helena. 

    Leia também: Feira do Pescado: 25 toneladas de peixes serão colocados à venda na Semana Santa

    O papel de Jesus é interpretado pelo auxiliar de departamento pessoal Uenderson Gonçalves, que nas horas vagas divide o tempo entre os ensaios da peça e a atividade de motorista de aplicativo. Uenderson é um dos idealizadores e garante que abrir mão de algumas horas para se envolver no projeto vale a pena. “O que me move é a missão de divulgar o amor de Deus, não podemos guardar o que Jesus fez só para nós, precisamos espalhar para que outros saibam”, afirma.

    Morador de Nogueira há 60 anos, o aposentado José Geraldo assistiu ao espetáculo nos anos anteriores e destaca que tem se tornado uma tradição na região. “Um evento assim é atrativo por ser algo diferente. Percebo que é também uma maneira de envolver a juventude nas produções culturais”, declara.

    No fim do evento, o público vai receber gratuitamente um livro de temática cristã. A encenação da Paixão de Cristo é organizada pelos moradores de Nogueira que frequentam a Igreja Adventista do Sétimo Dia do bairro, onde são realizados os ensaios.  

    Cenas do espetáculo: a entrada triunfal em Jerusalém; Jesus e as criancinhas; a mulher pecadora; a cura da mulher com fluxo de sangue; a última ceia; Jesus orando no Getsêmani; Jesus perante o Sinédrio; Jesus perante Pilatos; crucifixão e ressurreição.

    Leia também: Petrópolis terá Festa de Portugal em maio

    Últimas