• Pajens que nada: cães roubam a cena nas cerimônias de casamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/01/2019 08:40

    Nos casamentos os noivos escolhem a dedo os convidados. Amigos, familiares, pessoas queridas que vão partilhar juntos aquele momento de felicidade. E quem não fica fora dessa celebração são os pets. Está cada dia mais comum a presença dos animais de estimação nas cerimônias de casamento. E claro, o sucesso é garantido! 

    Leia também: Lei estadual regulamenta a compra e venda de animais domésticos em canis

    Seja carregando as alianças ou só marcando presença, os cães arrancam sorrisos dos convidados quando entram nas cerimônias. A engenheira eletricista Viviane Abdu Lisboa, de 32 anos, e o engenheiro de telecomunicações Hugo do Nascimento Lisboa, de 37, conhecem bem essa sensação. Casados desde 2017, conseguiram incluir no dia tão especial a presença dos melhores amigos. 

    “Como eles passaram a fazer todas as programações com a gente (somos do tipo que buscamos por locais pet friendly para aproveitar ao máximo com eles), não poderiam deixar de ter uma participação ativa na cerimônia. Então, por que não levarem as alianças? E assim foi feito! Eles não são adestrados, por isso entraram na coleira junto com meu sobrinho e prima, mas se tivesse deixado sem, teriam ido direitinho”, contou orgulhosa Viviane. 

    E não é que os buldogues Ronda e Eddie cumpriram o papel de pajens direitinho? Com tudo bem planejado, Viviane contou que eles participaram até do ensaio pré-wedding. “O ensaio foi feito na Prainha. Para eles poderem participar coloquei meus pais de plantão para segurarem eles enquanto a gente fotografava. Eles ‘adoraram’ acordar às 5hs para ficar segurando cachorro na praia”, brincou. 

    A experiência foi inesquecível para os noivos e os convidados. Mas a noiva conta que nos preparativos não sabia bem como seria a reação deles, e um dos receios era de que eles pulassem no vestido, ou não entrassem com os pajens. Mas no final tudo deu certo!

    “Não temos filhos, mas sei que o sentimento é próximo disso. Foi uma emoção muito grande, porque eles eram parte daquele momento. Fiquei muito orgulhosa, eles entraram direitinho e quando nos viram, fizeram aquela festa!”, contou Viviane.

    Juntos há 17 anos, o casal adotou Ronda e Eddie em 2016. A Ronda era da irmã da Viviane, que a tinha ganhado de presente do marido. Mas como ela tinha acabado de adotar um outro cãozinho, a Viviane se ofereceu para ficar com a Ronda. “Coisa do destino, porque a bichinha foi feita para mim. Dizem que o cão se parece com o dono e eu assino embaixo. Se tivesse um filho não se pareceria tanto comigo”, disse brincando. 

    Já o Eddie chegou seis meses depois. Um amigo do Hugo tinha dado ele de presente para o filho. Mas como a criança era alérgica, o Eddie acabou se mudando de Nova Iguaçu e ganhou uma nova família. “Eles diziam que o Eddie era calmo e acreditamos, hoje temos um furacão dentro de casa”, contou. 

    Confira algumas dicas úteis para incluir seu melhor amigo neste dia especial

    Apesar de ser um sonho possível ter a presença dos pets no casamento, alguns detalhes têm que ser levados em conta na hora de planejar. A primeira coisa é a escolha do lugar. O local deve ser pet friendly, o ideal são lugares onde as cerimônias são realizadas ao ar livre. Muitas vezes templos e igrejas não aceitam a presença de animais. 

    É importante conhecer bem seu bichinho. Algumas raças não gostam de aglomerações, e pode ficar agitado ou acuado com o movimento dos convidados. E se ele não puder participar da cerimônia, tudo bem. Encontre um jeito de inclui-los em outra parte da comemoração, como no ensaio fotográfico, por exemplo. 

    Nomear alguém que esteja acostumado eles para ser como um guardião durante o evento também é uma boa. E se possível, faça um ensaio com os animais antes, para que eles se acostumem com o que vai acontecer no grande dia. 

    E por fim, deixe o pet confortável. Pensando desde o ambiente até as roupas ou acessórios que ele vai usar. Evite levá-lo para a festa, o barulho alto e a quantidade de pessoas pode assustá-lo. A cerimônia de casamento é um momento único para os noivos e a participação dos pets pode fazer desse dia um momento ainda mais especial. 

    Últimas